× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

notícias

TJM-GOB-MT HOMENAGEIA OS ATUAIS E EX JUÍZES E INAUGURA GALERIA

10/03/2023

Solenidade realizada pelo TJM/GOB/MT. Entrega de certificados aos atuais e ex-juízes. Inauguração da galeria dos ex-presidentes do Tribunal Justiça Maçônico/GOB-MT.


No dia 10 de março do corrente ano (às 19h30) foi realizada no auditório do Grande Oriente do Brasil/MT, cerimônia de agradecimento aos maçons que ocuparam a função de juízes do Tribunal de Justiça Maçônico do GOB/MT; tendo ocorrido momentos ricos em emoção e lembranças quando os familiares daqueles irmãos (alguns já no oriente eterno), receberam os certificados de agradecimento.

Compareceram uma centena de pessoas, abrilhantando a cerimônia.


Foi uma solenidade maravilhosa, onde velhos companheiros de labuta se encontraram.

O Tribunal emitiu para cada juiz que exerceu a judicatura no sodalício um belo certificado, prestando um preito de gratidão pelos bons serviços prestados por cada membro do tribunal nestes 36 anos de sua existência.

A solenidade foi conduzida pelo Venerável Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico do Estado de Mato Grosso, irmão Kleber Paulino de Almeida.

Contou com a marcante presença do Grão-Mestre Estadual, Eminente Irmão Ivo Matias, dos irmãos Elcio Hardoim – Secretário de Gabinete; Mauro Uemura - Secretário de administração e patrimônio; Nilson Fernando Gomes Bezerra – Secretário adjunto de administração e patrimônio; Manfred Ondrusch Júnior – Secretário adjunto de orientação Ritualística REAA; Livarcir Gonçalves da Cunha – Secretário Finanças; Rubens Santiago Santos – Presidente do Tribunal de Contas Estadual GOB-MT; Calixto Barbosa Filho – Membro Tribunal de Contas; Paulo da Cunha – Procurador Estadual GOB-MT; Valdir de Almeida Muchagata – Subprocurador Estadual GOB-MT; Eder Roberto Pires de Freitas estava representando a PAEL; Marcus Fernando Fontes Von Kirchenheim – Presidente em

exercício do Conselho Estadual Maçônico do GOB-MT; irmãos de várias Lojas da Capital e interior; dezenas de familiares!

De modo peculiar e com a toda qualidade técnica de que é sua característica, o irmão Alberto Massashi Iwakura (Benemérita ARLS Razão e Justiça), registrou o evento com belíssimas fotos.

Após as entregas dos certificados, o ex-juiz e ex-presidente do tribunal, o irmão Aluísio Fabiano Meira fez um emocionante discurso em nome de todos os juízes homenageados, cujo discurso levou às lágrimas alguns presentes na sessão. O irmão Meira falou das dificuldades do início do Tribunal, das conquistas, da dedicação dos seus integrantes, e do engrandecimento que o tribunal proporcionou ao GOB-MT; enfim traduziu os sentimentos de todos os ex-juízes, familiares e atuais integrantes do sodalício e ao final foi aplaudido de pé por alguns minutos!

Quebrando o protocolo o Presidente do Tribunal fez uma linda homenagem ao juiz Leonício dos Reis Sales. Momento em que o irmão Reis foi referendado pela sua história familiar de muita luta e ajuda aos irmãos e mãe. Agradecimento ao trabalho realizado de pesquisa histórica em TODOS os boletins do GOB, nos arquivos pessoais e em entrevistas com irmãos que viveram determinados momentos da criação tanto do GOB/MT, quanto do TJM/GOB/MT. Resultando num compêndio com passagens das várias formações dos membros do Tribunal, bem como com documentos históricos da sua criação. Foi também entregue pelas mãos do seu irmão de sangue, irmão Geovane Reis (nosso irmão do GOE-ROO) e seus filhos Geovane e Leandra, uma placa de agradecimento pelos exemplos e serviços prestados ao Tribunal de Justiça Maçônico.

Após as homenagens o Irmão Kleber – Presidente do Tribunal, agradeceu a presença de todos, o apoio do Grão-Mestre e dos secretários do GOB/MT. Destacando a importância da forma de governo adotada pelo Grande Oriente do Brasil, executivo, legislativo e judiciário.

O Grão-Mestre Ivo Matias disse que estava contente com os rumos tomado pelo Tribunal de Justiça, elogiou o evento por resgatar a vida maçônica de vários ex-juízes que colaboraram com o engrandecimento do GOB-MT, e, também pela inauguração da galeria dos ex-presidentes do Tribunal. O ex-juiz Eder Roberto Pires de Freitas também fez uso da

fala e teceu vários elogios a grandiosa solenidade de preito aos ex-juízes que labutaram no tribunal. O procurador do GOB o irmão Paulo da Cunha fez justas homenagens a todos os irmãos que receberam os certificados e finalizou a sua fala elogiando o evento.

E para coroar a solenidade, foi inaugurada no 2º andar, a GALERIA DOS EX-PRESIDENTES do Tribunal de Justiça Maçônico do GOB-MT. Foi uma efusão de alegria, onde os familiares puderam ver os retratos dos seus familiares e alguns deles já no oriente eterno!

Últimas notícias

Palavra do Grão-Mestre

Boletim Disponível na Área Restrita