× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

notícias

A BARLS LUZ E LIBERDADE II Nº 1930 COMEMORA O 43º ANIVERSÁRIO

12/12/2018

CUIABÁ-MT - A BENEMÉRITA, AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA LUZ E LIBERDADE II Nº 1930 EM 12 DE DEZEMBRO DE 2018 COMPLETOU 43 ANOS DE FUNDAÇÃO.

Os Obreiros da BARLS.´. LUZ E LIBERDADE II Nº 1930 ao Or.´. de Cuiabá-MT, a Loja Primaz do GOB-MT, no último dia 11 de dezembro, terça-feira, comemorou os 43 anos de sua fundação, realizando Sessão Pública com a presença do Emin.´. Ir.´. Antônio Francisco do Passos, GM do GOB-MT e vários convidados.

O Venerável Mestre, Marcus Fernando Fontes Von Kirchenheim, designara o Ir.´ Julio Tardin para apresentação de memórias da história da Loja.

O Ir.´. Tardin elaborou o trabalho sob o título "ANNO DOMINI" e "NASCEU UMA LUZ NO ORIENTE DE CUIABÁ".

Inicialmente dissertou sobre nascimento de Jesus destacando o nascimento em uma "manjedoura" que é um local diferente de um palácio, pois nela se recebe todas as classes sociais com a naturalidade do coração de cada um que ali chega.

Falou das primeiras três visitas recebidas por Jesus na manjedoura: dos Anjos que o proclamaram salvador de todas as pessoas, dos pastores que vieram adorá-lo e dos astrônomos, conhecidos como os Reis Magos, que seguiram uma estrela até Belém para levar-Lhe presentes - ouro, incenso e mirra.

A simbologia dos presentes feitos por Belquior, Gaspar e Baltasar, os Reis Magos, é de que o ouro era um presente para um rei, o incenso para um sacerdote, representando a espiritualidade, e a mirra, para um profeta representando a imortalidade. Reconheceram que aquela criança, marco temporal, era REI, SACERDOTE e PROFETA.

A tradição de presentear no Natal está inserida desde o primeiro momento da era Cristã, o ANNO DOMINI.

Ressaltou o símbolo maior da passagem de Jesus na terra: o do AMOR, símbolo do NÃO À DISCRIMINAÇÃO como ensina o Livro de Tiago, Capítulo 2, Versículo 8: "Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: ´AME O SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO´, ESTARÃO AGINDO CORRETAMENTE.".

Destacou também que todo ano é a mesma coisa, para a grande maioria de nós mortais, É NATAL, presentes materiais, troca de abraços e de beijos, sacolões para os pobres como se o pobre só tivesse fome no final de ano.

Sobre a história da Loja Luz e Liberdade abordou a cisão de 1973 quando sobrou no Estado de Mato Grosso, ainda não dividido, apensa quatro (4) Lojas federadas ao GOB - Grande Oriente do Brasil, todas elas na região sul do Estado:

1) em Corumbá-MS a ARLS.´. Caridade e Silêncio nº 283, fundada em 07 de abril de 1874;
2) em Ladário-MS a ARLS.´. Pharol do Norte nº 356, fundada em 29 de maio de 1875;
3) em Nioaque-MS a ARLS.´. Caridade e Ordem nº 669, fundada em 19 de fevereiro de 1899 e
4) em Naviraí-MS a ARLS.´. Ordem, Trabalho e Progresso nº 1806, fundada em 07 de novembro de 1970.

A Luz e Liberdade nasceu na Pharol do Norte em Ladário, Loja que segundo relatos recebera a visita do militar, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, apelidado de "O Pacificador" e "O Duque de Ferro"; consta do acervo da Loja um jogo de espadas doadas por ele.

Relatou sobre a saga dos IIr.´. Benedito Geraldo Barbosa, Hélio Takashi Inazawa, Ivan Biancardi, Joel Wener Leão e Vicente Leão para a fundação da Luz e Liberdade, que levaram até Ladário-MS oito (8) candidatos para a iniciação:

Amaury Paes Barreto;
Benedito Geraldo Barbosa Júnior;
Eloel Neves de Aguiar;
João Bosco de Aquino Araújo;
José Floriano Nunes Dias;
José Gonçalves de Oliveira;
Mauro Cid Nunes da Cunha, e
Paulo Pedro Santiago.

Destacou que neste ano de 2018 o Ir.´. JOSÉ FLORIANO NUNES DIAS, que na iniciação tinha 27 anos, hoje com 70 anos, retornou ao Quadro de Obreiros da Luz e Liberdade.

Dando sequência a palestra envolveu o Ir.´. José Floriano na narrativa daqueles fatos ocorridos em 1975.

No encerramento sorteou dois livros aos presentes, "A MORTE É UM DIA QUE VALE A PENA VIVER" da Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes e "A MONJA E O PROFESSOR - Reflexões sobre ética, preceitos e valores", da Monja Coen e Clóvis de Barros Filho.

Vários Irmãos manifestaram com muita emoção, em especial aqueles que estão na Loja desde  1976 e 1977, os IIr.´. Wilson Eustáquio Bregunci de Nivaldo Zamarioli Correia.

A palestra foi apresentada pelo Ir.´. Norton Molina em face de o palestrante, Ir.´. Tardin, estar em repouso face cirurgia no seu ombro direito.

Redação de Julio Tardin.

Últimas notícias

Palavra do Grão-Mestre

Boletim Disponível na Área Restrita