× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE

07/11/2022

Caríssimos irmãos

A Maçonaria, em particular o Grande Oriente do Brasil, como todos sabemos é uma instituição privada, regida por uma Constituição Federal, Estadual, Regimento Geral da Federação e demais Leis, Decretos e Regulamentos complementares.

Portanto, uma entidade legalista por excelência, que exige de seus membros o estrito cumprimento e obediência de sua legislação própria e, obviamente às demais Leis civis da República.

Nossos princípios são fulcrados na Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Daí porque proclama nossa Carta Magna que somos livres e iguais em direitos e que a tolerância constitui o princípio cardeal nas relações humanas, para que sejam respeitadas as convicções e dignidade de cada um. Nós iniciados, somos admitidos nos augustos mistérios da Ordem Universal, por sermos livres, de bons costumes e, por crermos na existência do Supremo Arquiteto do Universo, que com seu olho onividente, tudo vê, e tudo percebe, tudo domina, invisível aos nossos olhos.

Nossa missão, como construtores sociais, servidores da Ordem, da Pátria e da família é tornar feliz a humanidade,  combatendo a opressão, o obscurantismo, os preconceitos, os erros e trabalhar o quanto couber pela prosperidade da Nação, com fidelidade e honradez.

Nossa Constituição recomenda a divulgação de nossos princípios e doutrina pelo exemplo e pela palavra; combate, terminantemente, o recurso à força e à violência para consecução de quaisquer objetivos. Nos afirma ainda, que o sectarismo político, religioso e racial são incompatíveis com a universalidade do espírito maçônico. O Maçom por excelência deve se preparar para combater sem trégua, a ignorância, a superstição e a tirania.   

A Nação hoje livre, amanhã poderá estar escravizada por um Estado opressor, que prive o ser humano de sua liberdade, da rígida aplicação das Leis, dos direitos fundamentais e do acesso aos bens públicos, como saúde, educação, segurança, trabalho, alimentação, moradia, etc....

Aprendemos desde sempre que não devemos ser inimigos dos governos ou autoridades, se são justos. Infeliz contudo do Maçom que consentir tornar-se instrumento da tirania, apoio da usurpação e apologista da injustiça e do desprezo às leis que contêm as eternas garantias de Liberdade.

Mais infelizes ainda são os mandatários detentores do poder da lídima aplicação das Leis que ousam desonrá-las em nome de ideologias nefastas. Como inimigos e conspiradores contra a Pátria um tenebroso futuro lhes é reservado.   

Meus estimados irmãos, neste instante de instabilidade e convulsão social é indispensável que exerçamos com absoluto primor, as nossas virtudes maçônicas, mormente a prudência, a temperança e a tolerância, sem contudo nos enveredarmos para o descaminho da omissão, da conivência com a ilegalidade, com o vício, com o erro e com a desonra.

A Nação, República Federativa do Brasil tem suas instituições públicas sólidas; ainda temos um Presidente eleito, empossado e no pleno exercício de seu mandato pela vontade soberano do povo brasileiro, este, detentor maior do poder e destinatário da soberania nacional.  

Sejamos pois vigilantes; tenhamos serenidade; tenhamos fé e esperança no amanhã, sob as bençãos e proteção do Supremo Arquiteto do Universo. Deixemos tudo no tempo de Deus. Ele tudo proverá!

TFA a todos!

Ivo Matias 

Grão-Mestre – GOB-MT

Boletim Disponível na Área Restrita