× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE

04/07/2022

Caríssimos IIr.´.

Há quase um ano, neste período, dirigimos nossa palavra especialmente aos novos Veneráveis Mestres e demais dirigentes de Lojas, recém eleitos e empossados.

Atualmente e nos próximos dias, novos Veneráveis Mestres estão sendo ou serão instalados e empossados ou reconduzidos, juntamente com suas respectivas diretorias, assumindo a grande missão de dirigir os destinos das Oficinas Maçônicas.

A despeito de ainda permanecer a ansiedade e preocupação com a Pandemia, decorrente de seguidas novas “cepas”, é preciso buscarmos novas energias, determinação e disposição para motivar os irmãos do quadro da Loja e, não fraquejarmos jamais.

Nosso juramento de honra prestado em Sessão Magna de Instalação e posse de diretoria precisa ser sistematicamente cumprido, sob pena de sermos desonrados perante nossa Ordem Universal.

Tenho dito e reafirmo que a administração e o sucesso na condução dos destinos da Loja Maçônica, não deve ser atribuição e da vontade apenas do Venerável Mestre em particular e sim, a soma de esforços de todos os membros, pois todos somos um.

Mas, não se pode negar que, o profícuo progresso e desenvolvimento de uma Oficina Maçônica e de seus membros, dependem fundamentalmente da dedicação pessoal do Venerável Mestre, considerado o sol que irradia luz, sabedoria, força e beleza.

É indispensável pois, que o líder maior da Loja, coordenador de todos os trabalhos em Loja e fora dela seja uma referência de exemplo na postura, exercendo seu mister com dignidade, equilíbrio, zelo e responsabilidade, cumprindo e fazendo cumprir as Constituições, Regulamento Geral e demais normas legais que nos regem e as quais juramos defender até que eleito e empossado seja o sucessor.  

Meus prezados irmãos:

O Grande Oriente do Brasil acaba de completar dois séculos de existência. O Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso a convite do Poder Central comemorou, nos dias 20 e 21 de maio, com grande honra, através de homenagem póstuma ao ilustre e saudoso Marechal Cândido Rondon, pela relevante contribuição na conquista, demarcação e ocupação de nossas terras.

No âmbito do GOB-MT estamos organizando nossa solenidade de comemoração dos 36 anos de fundação(16/10/1986), nos próximos dias 14/15 de outubro, com homenagens aos nossos abnegamos colaboradores e um jantar de confraternização. 

Como bem sabemos, nossa história tem sido escrita e legada por grandes e relevantes feitos que jamais se apagarão da memória nacional. Mas, todos eles tiveram e seguirão tendo a participação da comunidade Maçônica, através de suas Lojas e especialmente de seus Obreiros úteis e dedicados.

Assim, confiamos que nossas Augustas e Respeitáveis Lojas, sob a liderança de seus respectivos Veneráveis e diretorias realizem seus mandatos com zelo e máxima competência, executando cada qual seu Plano de Gestão, a fim de que ao final possam se orgulhar de ter honrado o dever cumprido.

Rogamos ao SADU que ilumine, abençoe e proteja a todos!

Ivo Matias

Grão-Mestre

Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita