× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO MESTRE

30/04/2022

Meus caríssimos irmãos


Maio será um mês de grandes e relevantes acontecimentos no âmbito do GOB-MT. Gratos pela deferência do Soberano Grão-Mestre Geral, Ir. Múcio Bonifácio Guimarães, o GOB-MT, em parceria com o GOB-MS, por seu Eminente Grão-Mestre Estadual, Ir. Celestino Laurindo Junior, estamos organizando a celebração do 200º Aniversário de Fundação do Grande Oriente do Brasil, entidade privada mais antiga da República.

Meus prezados irmãos: toda sociedade mato-grossense está convidada para este magno evento, especialmente todas as Augustas e Respeitáveis Lojas e todos nossos irmãos Maçons das Obediências Maçônicas regulares.

A celebração dos 200 anos do Grande Oriente do Brasil será no próximo dia 21 de maio(sábado), à partir das 19:00 horas(Cuiabá), no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros, com a seguinte programação: 1- Abertura da solenidade(boas vindas do GOB-MT/GOB-MS) e composição do dispositivo de autoridades. 2- Mensagem do Soberano Grão Mestre Geral Múcio Bonifácio Guimarães. 3- Palestra do Prof. Elias dos Santos Bigio. 4- SHOW Musical Cultural, apresentado pelo Ir. Edmilson Maciel Barbosa. 5- Homenagens de Reconhecimento Público e encerramento.

Relevante informar a todos que sugerimos o traje maçônico(sem paramentos) para os irmãos Maçons e demais convidados, traje social. Para fins beneficentes, o ingresso será a entrega no local de 2(dois) quilos de alimento não perecível.

Integrando as comemorações dos 200 anos, no dia 21 de maio(sábado), às 9:00 horas, a comitiva do Soberano Grão Mestre Geral Múcio Bonifácio, o Eminente Grão-Mestre Ivo Matias e Adjunto Valmiro Pinheiro estarão inaugurando o memorial Maçônico na rotatória próxima ao Complexo Adonhiramita, em Várzea Grande, patrocinado pela ARLS Universitária Dom Aquino Correa, presidida pelo VM Ir. Adriano de Souza.

À noite, às 20:00 horas, no Templo da BARLS Razão e Justiça, como parte integrante das celebrações dos 200 anos do GOB e dos 39 anos de fundação da BARLS Razão e Justiça será realizada Sessão Magna de Palestra, a ser proferida pelo Grão Mestre Estadual do GOB-SP, irmão Gerson Magdaleno sobre o Tema “Mistérios Contidos na Abertura da Sessão Maçônica do REAA”.

Meus amados IIr.

Outro tema da máxima importância são as eleições maçônicas de diretoria no âmbito das Lojas federadas ao GOB e jurisdicionadas ao GOB-MT, cujos mandatos estão findando-se.

Pedimos especial atenção dos Veneráveis Mestres e diretoria das Lojas, para as disposições legais do Código Eleitoral Maçônico e, em particular, da recém editada Resolução nº001/2022, do STEM/GOB - Superior Tribunal Eleitoral Maçônico do GOB, amplamente divulgada no Boletim, site do GOB-MT e mídias sociais. Ressaltamos que, consoante artigo 1º, as eleições dar-se-ão no mês de maio e posses no mês de junho do mesmo ano, cuja sessão eleitoral deve ocorrer com antecedência mínima de 15 dias, através de Edital afixado na sala dos Ps.´.Ps.´. .

Eventuais dúvidas e informações pertinentes ao referido pleito eleitoral podem ser esclarecidas através do Presidente do TEM-Tribunal Eleitoral Maçônico do GOB-MT, Ir.´. Ademir César Franco, celular 65-99977-3800.

Não é demais lembrar, em particular aos Veneráveis de Lojas, quanto ao Juramento e Compromisso firmado, quando de suas respectivas posses, de cumprir e fazer cumprir as Constituições, Leis e Decretos, cumprindo os deveres para o período para o qual foram eleitos, até que, legalmente credenciados, sejam instalados e empossados seus sucessores, cumprindo fiel e conscientemente os deveres, como guia dos irmãos. 

Gostaríamos de chamar a atenção dos prezados irmãos Gobianos que, prorrogado o prazo para manifestação de maçons pretensos candidatos ao pleito geral profano de outubro, apenas o Ir. José Eugênio de Paiva(CIM-227.964), politicamente identificado por Dr. Eugênio apresentou expressamente carta protocolizada no GOB-MT, manifestando seu interesse em candidatar-se à reeleição como Deputado Estadual por Mato Grosso.

Nos próximos dias, os três Grãos Mestres do GOB-MT, GLEMT e GOE estarão traçando metas conjuntas, visando a efetiva participação dos irmãos maçons no pleito eleitoral geral profano de máxima relevância para a Nação Brasileira, respeitadas as livres convicções político-partidárias.

Meus amados irmãos: somos homens livres e de bons costumes e, como tal devemos mais do que nunca neste momento de extrema relevância para a Nação Brasileira e para a sociedade em geral, nos compenetrarmos de nosso comprometimento como construtores e servidores sociais, em busca de um mundo mais feliz, mais humano e mais cristão, sob as bençãos e proteção do Supremo Arquiteto do Universo.


Ivo Matias

Gão-Mestre GOB-MT

Boletim Disponível na Área Restrita