× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO MESTRE

04/04/2022


Meus caríssimos irmãos:


Estamos às vésperas de celebrarmos o domingo de Páscoa. O Cristianismo devota grande significado a esta celebração religiosa da ressurreição de Jesus, ocorrida no terceiro dia após sua crucificação no Calvário, conforme o Novo Testamento.

É natural e da tradição lembrarmos de imediato nestes dias, do delicioso ovo de Páscoa! Mas é evidente que não é apenas isso. Trata-se de um tempo de profunda reflexão, especialmente nos dias de atribulações pelas quais passamos nós seres humanos livres e dotados de autodeterminação, intuição própria, ou seja, de livre arbítrio.


A Páscoa é tempo de Ressureição do Cristo que deu sua vida por nós, deixando um legado de exemplo de renovação e regeneração; sobretudo, a máxima demonstração de fraternidade e solidariedade, que nos induz a pensar no próximo como nosso irmão.

Meus irmãos: estamos vivenciando um tempo de grandes transformações sociais, não só por se tratar de período pré eleitoral no âmbito do GOB e GOB- MT, mas sobretudo, a instalação do processo eletivo profano de grande repercussão nacional, eis que, trata-se de eleições gerais para funções executivas e legislativas da maior relevância para a Nação Brasileira.

Neste contexto, conclamamos aos Maçons, como líderes sociais, a assumir de forma responsável e comprometida este indelegável papel de cidadania como construtores sociais que somos.

Por decisão consensual dos Grãos Mestres das Três Potências Maçônicas regulares do Estado de Mato Grosso foi estendido para 18 de abril, o prazo para que eventuais maçons, pretensos candidatos a cargos eletivos no pleito profano de 2022. Portanto, suplicamos para que façam expressa comunicação à Secretaria de Gabinete do GOB-MT via prancha, a fim de que possamos mobilizar a comunidade em torno de nossos ideais.

O Maçom por excelência, não pode assistir passivo e omisso o transcorrer do processo eleitoral. Todos sabemos que a infelicidade de quem não se engaja, não gosta e não participa de forma consciente da política, é ser governado e se submeter às nefastas consequências dos corruptos e sem princípios que gostam do poder.

A hora é agora! Precisamos nos inspirar e honrar o legado de patriotismo histórico de nossos irmãos do passado, sob pena de passarmos inertes por este momento decisivo para os destinos da Nação e da sociedade, sujeitando-se a experimentar o amargor das consequências cruéis dos conspiradores que desonram sua missão e abusam da confiança do povo.

Meus prezados irmãos, como dizia o ilustre brasileiro Joaquim José da Silva Xavier(Tiradentes):

“Se todos quisermos poderemos fazer deste País uma grande Nação."



Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

GOB-MT COM VOCÊ – 35 ANOS


Boletim Disponível na Área Restrita