× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE MARÇO 2022

04/03/2022

Caríssimos irmãos


  As águas de março estão literalmente passando...

                            Vislumbra-se no horizonte um novo porvir, uma esperança de dias e noites melhores. Sob a benção e proteção do Supremo Arquiteto estamos superando grandes obstáculos e difíceis adversidades. Mas, meus caros irmãos, urge que façamos uma detida reflexão.

A vida moderna contemporânea nos impõe forte pressão social, trazendo uma pesada carga emocional, que tem adoecido as pessoas. Segundo especialistas, o excesso de informação, o excesso de atividade, o excesso de trabalho e esforço mental desumano estão nos conduzindo ao que Augusto Cury em seu livro sobre ANSIEDADE chama de “SPA - Síndrome do Pensamento Acelerado” que, segundo o autor, nos leva não à depressão(tida como o vilã do século) e sim, à ANSIEDADE.

Segundo Augusto Cury, os sintomas do pensamento acelerado são, dentre outros: acordar cansado, dor de cabeça, dores musculares, irritabilidade, dificuldade de lidar com as pessoas lentas, sofrimento por antecipação e déficit de memória(esquecimento). 

                             Somando-se a isso, na agitação do dia a dia, as pessoas não se colocam no lugar do outro, não cuidam bem da sua própria qualidade de vida em geral: comemos e bebemos muito e mal; vida desregrada e sedentária. Tornamo-nos bons profissionais, excelentes empresários, ótimos gestores, cumpridores de metas; mas, acabamos carrascos de nós mesmos.

Por incrível que pareça, meus caros irmãos, o professor, psiquiatra e escritor Augusto Cury propõe, em seu livro e em suas palestras sobre ANSIEDADE, técnicas relativamente simples: “... contemplar o belo, fazer das pequenas coisas um espetáculo aos nossos olhos, não trair o essencial; ou seja, não trair a sua cama, não trair seus finais de semana, não trair o tempo com suas pessoas mais caras e, principalmente, não trair o tempo consigo mesmo

Não poderíamos deixar de concitar os irmãos a voltar nossos pensamentos para a Campanha da Fraternidade 2022, que deve ser um compromisso de todos nós, eis que tem como tema, “Fraternidade e Educação” e o lema, “Fala com Sabedoria, ensina com amor”.

Queremos aqui registrar, a propósito, em nome do GOB-MT, nosso irrestrito apoio à mensagem de solidariedade do Soberano Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Ir. Múcio Bonifácio Guimarães aos nossos IIr. Ucranianos e sua população em geral:

“O Grande Oriente do Brasil, potência mãe da Maçonaria no Brasil, protetora da Paz e da liberdade entre os povos desde sua fundação, vem a público posicionar em solidariedade aos nossos Irmãos Maçons que vivem na Ucrânia e sua população civil de natureza pacífica. Em tempos de busca total de liberdade e de democracia no mundo, não é admissível que, em pleno século XXI, depois de uma crise pandêmica, com perda de milhões de vidas, nações agindo apenas para satisfazer questões econômicas de dominação e de posicionamento regional, remontando ao viés imperialista do século XVIII desconsiderem completamente as consequências nefastas que uma guerra poderá causar à humanidade, com a possibilidade de avanço de uma possível terceira guerra mundial.

Nós Maçons e em especial o Grande Oriente do Brasil, defensores da Paz, do entendimento diplomático e dos princípios da autodeterminação dos povos, da não intervenção e da soberania, preocupados com os rumos humanitários e socio econômicos que uma guerra pode causar na vida dos cidadãos da Europa - de imediato com imigrações em largas dimensões e a escala da pobreza, além de questões catastróficas e de calamidade para a humanidade (tais como desemprego, fome e pobreza) e, mais importante, as vidas civis e militares perdidas em uma guerra - rogamos ao Grande Arquiteto do Universo que traga sabedoria e serenidade aos envolvidos e que possam, pelos meios diplomáticos retornarem à Paz Mundial que tanto prezamos. ...”

Meus prezados irmãos. O momento é de muita oração, meditação e muita fé, rogando a Deus que nos proteja e nos guarde de todo mal e sobretudo, que as autoridades públicas detentoras das decisões da ordem mundial tenham serenidade e discernimento de espírito de humanidade para selar de uma vez por todas a tão sonhada Paz Mundial entre os povos livres e soberanos.

Ivo Matias

GME-GOB-MT

Boletim Disponível na Área Restrita