× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE JULHO DE 2021

12/08/2021

RESGATE SEU IRMÃO


Meus caríssimos Irmãos

Caminhamos para quase um ano e meio de suspensão das sessões maçônicas presenciais, por força da Pandemia. Um dano irreparável para nossa sagrada instituição.

Na falta de dados concretos, é possível estimar-se que aproximadamente 70% dos membros de nossa Obediência estão vacinados ou muito próximos da possível imunidade.

Sabemos que o Grande Oriente do Brasil (Poder Central) permite a retomada das nossas sessões presenciais, desde que, na jurisdição da respectiva Loja não haja impedimento legal para tanto.

Atualmente, em nosso Estado, embora com raras e relativas restrições, não há Municípios impondo o chamado “lockdown”, o que torna possível a retomada das sessões presenciais, mediante os cuidados profiláticos indicados pela ciência, Saúde Pública, OMS, etc..

Portanto, meus prezados Irmãos é oportuno que, consideremos a possibilidade de retomarmos com força e vigor aos nossos trabalhos em Loja, até porque, várias ARLSs já o fazem.

Como todos sabemos, desde a Pandemia Covid-19, dezenas de Irmãos Partiram para Oriente Eterno, deixando um vazio no peito e uma saudosa memória daqueles queridos e estimados Irmãos.

Penso que é chegada a hora de voltarmos nossas atenções para nossos Irmãos presentes e em especial aos ausentes, que por razões diversas, às vezes até por pequenas coisas de fácil solução deixaram de frequentar a Loja e precisam de uma mão fraterna, de uma palavra amorosa, de uma ajuda solidária.

Neste sentido, meus Irmãos Estamos iniciando um verdadeiro mutirão em prol do tema “RESGATE SEU IRMÃO”. Trata-se de uma campanha que merece de todos nós uma atenção muito especial, visando reconquistar nossos irmãos afastados e fortalecer nossas colunas com Obreiros úteis e dedicados.

Fazemos uma verdadeira súplica a todas as Lojas jurisdicionadas, em particular aos novos líderes de nossas Oficinas, nossos Veneráveis Mestres e diretoria eleita, no sentido realizarem uma busca pessoal dos Irmãos adormecidos, contando com o apoio irrestrito da Secretaria da Guarda dos Selos.

É neste momento difícil de angústia e sofrimento que certamente nossas Lojas poderão fazer a diferença, na prática e no exercício de nossas principais virtudes que são: a igualdade, a fraternidade e a solidariedade.

Suplicamos pois a todos os irmãos do GOB-MT, mas de modo muito particular, aos Veneráveis Mestres e demais membros das diretorias eleitas das ARLSs para que assumam de imediato o compromisso de visitarem nossos irmãos adormecidos, visando resgatar estes queridos e valorosos Irmãos, com a máxima brevidade, motivando-os a se regularizarem junto à Ordem(arts.82/83-RGF), viabilizando-se inclusive, os benefícios proporcionados com o pecúlio, convênios, etc.

Rogamos ao SADU que nos ilumine, que nos dê força, saúde e disposição para prosseguirmos neste decisivo momento de retomada de nossas sessões, para o bem de nossa Sublime Ordem.


Ivo Matias

Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita