× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE JUNHO DE 2021

02/07/2021

Prezados e amados Irmãos


Findo o mês de junho, prazo final para instalação, posse e ou reassunção de Veneráveis e Diretorias das Augustas e Respeitáveis Lojas de nossa Obediência, a despeito da famigerada Pandemia, praticamente todas Oficinas do GOB-MT realizaram com muita presteza e responsabilidade seus compromissos com a Ordem.

Relevante ressaltar que, desta feita, por força do período de exceção que ainda estamos vivenciando, não se pode olvidar de as diretorias das Lojas estarem atentas para a obrigação de encaminhar ao Tribunal Eleitoral do GOB-MT, relatório circunstanciado das justificativas que eventualmente inviabilizaram a realização da eleição(art.64-CEM-GOB) no prazo legal. Lembrando que, a Loja que não enviar o respectivo Relatório no prazo de 15 dias, a contar do último dia para o ato, poderão ter atividades suspensas até a regularização(CEM-GOB - art.64-§2º).

Também importa esclarecer que, a Loja que realizou eleição, porém, não promoveu a instalação ou reassunção e posse do Venerável e da diretoria até 30/junho, poderá fazê-lo, com a máxima brevidade possível, justificando suas razões, mediante prancha ao GOB-MT, considerando-se, inclusive, as razões de ordem bancária da Oficina.

Seguindo orientação do Poder Central, por força da Circular Conjunta nº005, de 30 de junho de 2021, ficam encerradas as regras transitórias, quanto à flexibilidade de dispensa de frequência em sessões maçônicas, devendo serem mantidas as precauções de segurança determinadas pelos poderes públicos, em cada Oriente de jurisdição da Loja(alínea a).

Consoante a mesma Circular. Ficam retomadas as atividades presenciais às sessões maçônicas(alínea b). Relevante destacar que, as Lojas que eventualmente necessitarem de procedimentos diferentes, deverão comunicar ao GOB-MT, que por sua vez comunicará ao GOB Poder Central, para fins de registro e controle da Secretaria Geral da Guarda dos Selos(alínea c).

Assim, face o momento de exceção, respeitadas as particularidades de cada Oriente e de cada Loja, por decisão democrática de seus membros, cada Oficina, se houver impedimento legal da autoridade local competente é soberana para retomar ou não a realização de suas sessões presenciais, com a brevidade possível, conforme regimento interno.

Oportuno ressaltar que, nos termos do RGF(art.98-VI) a Loja não pode deixar funcionar, ou seja,  realizar suas sessões ordinárias por mais de seis meses consecutivos.

Meus Irmãos

É sempre importante destacar a importância do comprometimento que todos nós temos com o melhor funcionamento possível da administração das Lojas. São as Oficinas, a caixa de ressonância de nossa Ordem.

Portanto, nossos interesses pessoais, nossas vaidades não podem sobrepor aos nossos princípios e ideais, como instituição que busca o aperfeiçoamento moral, espiritual e intelectual do homem. Neste momento de grave pandemia que ainda nos atinge a todos é fundamental que nos mantenhamos fortes, unidos e determinados em prol de uma elevada auto-estima, com fé na benção e proteção do SADU.

Como todos sabemos, devemos trabalhar de forma conjunta e harmoniosa, para maior glória da nossa Ordem e de nós mesmos; assim faremos dela o esplendor e a prosperidade que nos conduzirá à paz, harmonia e a concórdia.

Como leciona nossa doutrina, que entre vós, reine a felicidade tranquila e serena que dá amizade desinteressada; que a bondade e o amor fraternal sejam por vós cultivados, dentro e fora do Templo.

Por fim gostaria de reafirmar uma cristalina e pura realidade: nós temos a Maçonaria que queremos; nós Maçons construímos nossa própria instituição. Nossa Ordem sempre foi e será sempre o resultado direto de nossos propósitos e ações. E, nós todos somos o que queremos ser. Nossa fraterna e solidária união são fundamentais, posto que, todos somos um.

Penso ser oportuna a lembrança muito atual para o momento, a lição de Sto. Agostinho, o maior humanista da Idade Média que disse: “Tudo está em nós mesmos. Serás a bondade que tiveres, a beleza que criares e a verdade que pregares.”


Ivo Matias

Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita