× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE MAIO DE 2021

02/06/2021

Amados Irmãos

Nos próximos dias, novos Veneráveis Mestres estarão sendo instalados, empossados e outros reconduzidos, assumindo o distinto e honroso Trono de Salomão e o primeiro malhete de suas respectivas Lojas Maçônicas.

Em especial, nestes tempos difíceis de Pandemia, é preciso muita disposição, determinação e perseverança, para bem cumprir o juramento prestado perante uma assembléia de Mestres Instalados.

O progresso e o êxito da gestão dependem fundamentalmente da dedicação pessoal do líder maior da Oficina Maçônica. Do comprometimento do Venerável e sua firme condução dos trabalhos depende o promissor futuro das profícuas ações em benefício do aprimoramento individual, moral e espiritual dos obreiros, em busca da realização dos nossos ideais.

O Veneralato, para alguns pode parecer algo simples e meramente formal e administrativo, especialmente na condução das sessões e reuniões. Contudo, o conjunto de ações de um Venerável Mestre de Loja reveste-se de uma somatória de decisões a serem tomadas dentro e fora de Loja, exigindo preparo, conhecimento, sabedoria e muito equilíbrio nas relações e interação com os Irmãos e demais Oficinas.

Como coordenador por excelência na condução dos trabalhos, especialmente em Loja, é imprescindível a postura de autêntico líder, exercendo seu mister, com simplicidade, tolerância, respeito e espírito fraterno; contudo, sem perder o elevado e firme espírito de responsabilidade, cumprindo e fazendo cumprir as Constituições, Leis e demais normas que nos regem.

No exercício da liderança, o Venerável Mestre não pode prescindir de contar com o indispensável espírito de EQUIPE, pois, é da soma de esforços dos demais membros da diretoria e do próprio quadro em geral, cada um cumprindo a rigor seu dever, que vai resultar no destaque e brilhantismo do futuro da Loja e de seus membros.

Meus caríssimos Irmãos

O Grande Oriente do Brasil está caminhando para completar, no ano vindouro, seus 200 anos de existência. Somos tidos como a maior Potência Maçônica da América e devemos nos sentir felizes por isso.

Um feito tão nobre e relevante, não se conquista e se mantém por acaso. Nossa história tem sido escrita e legada por grandes feitos que jamais serão apagados. Mas todos eles tiveram e certamente seguirão tendo a participação de uma plêiade de valorosos obreiros de todas Augustas e Respeitáveis Lojas, do mais humilde aprendiz ao Soberano Grão-Mestre Geral.

É preciso pois que cada Loja, sob a firme liderança de seu Venerável Mestre realize com zelo e competência um indispensável Plano de Gestão, aproveitando ao máximo o curto tempo de mandato, não para ser ignorado ou esquecido por nada ter realizado, mas sim, para ser lembrado pela posteridade como aquele que honrou seu próprio juramento, a confiança de seus irmãos e de nossa Sublime Ordem.

Que o SADU ilumine e abençoe a todos!


Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita