× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE JANEIRO DE 2021

05/02/2021

Meus caros Irmãos.

Findo o recesso, às vésperas de completarmos um ano de suspensão de nossas tradicionais sessões presenciais, ainda vivemos a angústia do distanciamento social, do uso de máscaras, álcool em gel, enfim toda profilaxia de prevenção da famigerada Pandemia COVID-19.

Mas, como já diziam no Rio Grande do Sul, por ocasião das refregas dos Farrapos: "Não podemos se entregar de jeito nenhum amigos e companheiros." Vamos, Obreiros da Arte Real, bravamente resistir a esta perigosa e passageira pandemia.

Nossa milenar instituição, no passado superou inimigos da Ordem, muito piores do que um simples vírus(ou seria bactéria?), para o qual já temos vacinas em plena distribuição e aplicação. É questão de um pouco mais de tempo e voltaremos às nossas saudosas e fraternas sessões, eventos, etc.

Como dito pelo Soberano Grão-Mestre Geral Múcio Bonifácio: "É imperativo que nossas bases mantenham a união e a unidade entre os irmãos da Loja e principalmente da região em que a Loja esteja instalada. Devemos, este momento, além de manter os protocolos individuais e coletivos de segurança, monitorar a saúde e a situação social de nossos irmãos e família. O papel da liderança fraternal dos nossos Veneráveis Mestres é imprescindível para o fortalecimento e proteção dos nossos irmãos e devemos nos manter unidos e alertas em proteção, não só aos menos favorecidos da sociedade, mas aos nossos."

Conclamamos a todos irmãos, a nos mantermos unidos, firmes e determinados em busca de nossos ideais. O GOB-MT muito tem realizado em prol da sociedade e da Ordem em particular, cumprindo nossos deveres e compromissos assumidos, a despeito das dificuldades de toda sorte, mormente financeiras.

Aliás, temos um dever de gratidão muito especial aos irmãos do GOB-MT por conseguirmos encerrar o exercício de 2020, com nossa Previdência(Pecúlio) totalmente capitalizado e integralizado. Resgatadas todas as indenizações do exercício findo de 2020(24 óbitos dos quais três vítimas da COVID-19), obtivemos aprovação unânime dos balancetes apreciados em 2020 pela PAEL, pelo Conselho Estadual e de Contas.

Os balancetes apreciados do GOB-MT/2020, realizados diversos investimentos com reestruturação da sede administrativa, reformas dos templos, aquisição de novos equipamentos, como ar condicionado, equipamentos eletrônicos, novos computadores, monitoramento de segurança eletrônico, etc. do mesmo modo foram aprovados.

Projetos de Lei de suma relevância serão breve encaminhados à PAEL para discussão, dentre os quais, o que, visando o incentivo à formação do maçom cria o Certificado de Mestria Maçônica e a instituição da Escola Maçônica à Distância, através das Secretarias de Educação e Cultura e Orientação Ritualística.

Portanto meus caros irmãos, estejamos prontos e dispostos a superar as próximas adversidades para prosseguirmos vigilantes e altivos na busca de novos progressos. "Per aspera ad astra"!


Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita