× PÁGINA INICIAL MAÇONARIA GRANDE ORIENTE PALAVRA DO
GRÃO-MESTRE
NOTÍCIAS SERVIÇOS ADM CONTATO

Palavra do Grão-Mestre

PALAVRA DO GRÃO-MESTRE 20 SETEMBRO DE 2019

25/09/2019

Meus Irmãos


Saúde, Força e União!

 

Às vésperas de completarmos nossos primeiros 90 dias de gestão, devo confessar que, unidos com todos demais integrantes da equipe e colaboradores do GOB-MT estamos felizes em poder contribuir da forma mais positiva possível com a prosperidade de nossa Ordem e dos irmãos. Antes de registrar outras conquistas, devemos destacar, antes de tudo, o que reputo mais importante para nossa instituição:o recente aumento significativo de iniciações de novos membros de elevada qualificação. Somando-se a esta importante missão, peço ajuda de todas as Lojas jurisdicionadas que nos apoiem ao máximo, na campanha que daremos início, visando resgatar vários irmãos que, às vezes por razões singelas não estão frequentando nossas sessões. Estas duas metas poderão revigorar nossa Ordem com novas e promissoras perspectivas.

 

Para melhorar o processo de indicação e sindicância de novos membros, pelo Decreto nº14/2019-GOB-MT, está sendo impressa a reedição do Manual de Informações ao Postulante, que deverá ser entregue ao candidato, de preferência pelo Padrinho, imediatamente após a formalização da proposta em Loja.

 

Conquistamos mais duas novas Lojas no Estado: a Loja Pedreiros de Deus nº 4646, no Oriente de Alto Taquari já devidamente homologada para regularização e a Loja Templários do York, no Oriente de Rondonópolis, em tramitação.

 

Atendendo a convites das Lojas, mais de oitenta visitas foram feitas às nossas Sessões, pessoalmente pelo Grão Mestre, pelo Grão-Mestre Adjunto ou por meio de Secretários e representantes nomeados, num total de mais de 8.500 quilômetros só pelo Grão-Mestre Estadual.

 

Firmamos compromisso, na recente Suprema Congregação, de crescermos com modernidade e qualidade, nos aproximando cada vez mais da sociedade civil organizada, visando contribuir de forma mais significativa com a Nação, neste momento de relevante regeneração político-social.

 

Merece especial destaque, a retomada das Sessões Conjuntas da Loja Paz, Harmonia e Concórdia, em comemoração ao dia do Maçom, congregando as Três Potências Regulares: Grande Oriente do Brasil, Grandes Lojas do Estado de Mato Grosso e Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Neste ano, as três sessões, realizadas nos dias 20, 22 e 26 de agosto, contaram com presença média de mais de 400 maçons por sessão, consagrando definitivamente o quanto é salutar e importante o resgate da união fraternal da Maçonaria Matogrossense.

 

Visando manter contínua e moderna estruturação administrativa, inauguramos o sistema energético fotovoltaico, que nos proporcionará auto suficiência e significativa redução de custo de energia elétrica, alem de benefício para o eco sistema nas próximas décadas. Renovação e modernização de todo sistema de informática e de telefonia. Está em fase de tomada de preços, para implantação, a climatização do espaço térreo da sede do GOB-MT, reforma da cozinha e banheiros.

 

A Secretaria de Previdência e Assistência promoveu a digitalização e cadastramento de todas as fichas do Pecúlio dos irmãos, possibilitando em breve, com a ajuda de todos, uma completa atualização do cadastro de todos os obreiros, meta indispensável para uma justa e perfeita prestação deste importante serviço. O reajuste anual pretendido pela UNIMED, no percentual de 28,02%, após intensa negociação foi reduzido a 11%.

 

Conforme compromisso, estamos em fase de estudos e pesquisas para implantarmos um novo benefício de previdência e assistência para os irmãos em vida, sem onerar de forma significativa o custo-benefício do pecúlio tradicional em vigência, de vital importância para a família.

 

Projeto de Lei propondo a criação da Secretaria de Saúde, Esporte e Lazer foi encaminhado e já está tramitando no âmbito da PAEL, visando proporcionar à comunidade Gobiana, melhor cuidado com a saúde e qualidade de vida. Está à disposição da família Gobiana, aos sábados, das 7:30 às 8:30 horas, no piso 2 da nossa sede, aulas de Yoga, a cargo do nosso Irmão prof.

 

Custódio Gastão da Silva e esposa, nossa cunhada Giulia Schaufert Gastão, ao custo de apenas uma caixa de leite longa vida, destinada à caridade. Vários outros convênios com academias, comércio e serviços serão firmados em breve com descontos importantes.

 

Enfim meus prezados irmãos, a despeito das dificuldades normais da tranquila transição de gestão, várias outras medidas foram ou estão sendo implementadas para mantermos nosso crescimento com muita união fraternal, sob a proteção e inspiração do Supremo Arquiteto do Universo, que tudo vê, tudo percebe, invisível aos nossos olhos.



Ivo Matias
Grão-Mestre Estadual
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso

Boletim Disponível na Área Restrita